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CURRICULO | 
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O Currículo O currículo constituiu um dos fatores que maior influência possui na
  qualidade do ensino. Este aparente consenso, esconde um equívoco. Não existe
  uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas
  adaptadas. O currículo continua a ser frequentemente identificado, com o
  "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do
  que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de
  estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão
  conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos
  práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na
  atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o
  integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos
  vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar".  Procurando traduzir estas novas concepções
  Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo :
  "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objetivos ou
  resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar,
  processos ou experiências de aprendizagem a promover".  | 
Mas o currículo não é apenas planificação, mas também a prática em
que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias,
os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto, e nele
adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
 
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