A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto,que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto,que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
A leitura oral compartilhada de textos narrativos que são contos como A Gata Borralheira, O Lobo e os 7 Cabritinhos, Pinóquio; fábulas como “A lebre e a tartaruga”, O lobo e a cegonha,
lendas como Boitatá, Vitória Régia; Saci Pererê, pode ser praticada com uma boa frequência, até mesmo diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana.
Para apreciar certos textos e certas passagens, os alunos precisam viver as emoções transmitidas por uma leitura que torne presentes as imagens construídas pelo autor.
Por isso o leitor deve se preocupar com o tom de sua leitura, que deve ser ora lenta, ora rápida, ora de forma a revelar hesitação, ora titubeante, ríspida, incisiva, , reveladora das emoções, envolvidas, etc.
È preciso educar o ouvinte para escutar sem interromper, a aguardar até o final para entender um termo desconhecido, mas que se esclarece pelo contexto maior do trecho em que se insere ou pelo texto no seu todo.
Na leitura de textos poéticos como A arca de Noé, A galinha – d'angola, Ou isto ou aquilo, entre outros, apresenta textos rimados como trovas,cantigas de rodas, que fazem parte do cotidiano da maioria das crianças brasileiras. Esses textos , em geral têm ritmo bem marcado e são ricos em rimas, o que facilita a recitação, atividade muito apreciada pelas crianças.
propagandas, textos informativos, e etc.Além desses temos os textos que fazem parte do folclore como as parlendas,trava-línguas, adivinhas,charges, parlendas, mitos como por exemplo Cabra Cabriola, O Papa Figo e provérbios.
A leitura é uma das habilidades mais importantes e fundamentais que podem ser desenvolvidas pelo ser humano. É a partir da leitura de mundo que o aluno pode compreender a realidade em que ele está inserido e chegar a importantes conclusões sobre o seu mundo e os aspectos que o compõem. A habilidade de leitura é essencial e dá suporte para o estudo de outras áreas do conhecimento. Ao estudar matemática, a criança terá que realizar a leitura de sinais, de números existentes em uma determinada situação, bem como a leitura dos enunciados das questões propostas nas atividades.
Uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos bem como por meio dela temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca.
Ela promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”,ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região.
Quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada.
Até o século XII, as crianças eram consideradas como adultos em miniatura e por isso não havia uma literatura destinada a elas.
Após esta data os autores começaram a adaptar fábulas especialmente para as crianças, um grande escritor foi Esopo que adaptou fábulas como:o galo e a perola, o lobo e o cordeiro,o cão e a raposa...e se vc quiser conhecer mais sobre este admirável escritor não se acanhe fábulas de esopo.
Outros escritores fabulosos foram os irmãos Grimm que revelaram a encantadora história de Rapunzel e também a deliciosa João e Maria contada e recontada em todos os berços e infância de crianças curiosas e assustadas com cada linha lida.
Eles também produziram a famosa, notável história da menininha que leva pela floresta doces para vovozinha chapeuzinho vermelho, que hoje já existe em outras versões como deu a louca na chapeuzinho que você pode assistir em DVD e deu a louca na chapeuzinho 2, uma história hilária que dinamiza de uma forma mais atual a notória saga da menina corajosa e destemida.
No Brasil foi nosso valoroso Monteiro Lobato que se preocupou em expandir a literatura infantil criando a coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, lido, assistido, cantado e refletido no mundo todo, por sua grande capacidade de envolver as crianças com suas história fantasiosas e que falam uma linguagem de fácil acesso às crianças. Enfatizando Memórias da Emília, a boneca de pano que sempre se mete em confusão e ao mesmo tempo procura ajudar a todos com sua esperteza e tagarelice, deliciam os pequenos, que se prendem na leitura e na série.
Na verdade a literatura infantil tem uma lista imensa de histórias para serem desvendadas pelas crianças, não esquecendo das Fábulas Brasileiras, que merecem destaque, por serem histórias que surgiram no meio do povo brasileiro.
Assim fica muito fácil inserir o nosso educando do mundo encantado da fantasia e deixá-lo sonhar com os contos de fadas e com as fábulas que povoam desde muito tempo os contexto infantil.
Ler é viajar pelo imaginável e também o inimaginável.
PROFESSORAS: Rosana Maria de Oliveira, Cristiane Bona Bueno e Eliane.
Até o século XII, as crianças eram consideradas como adultos em miniatura e por isso não havia uma literatura destinada a elas.
Após esta data os autores começaram a adaptar fábulas especialmente para as crianças, um grande escritor foi Esopo que adaptou fábulas como:o galo e a perola, o lobo e o cordeiro,o cão e a raposa...e se vc quiser conhecer mais sobre este admirável escritor não se acanhe fábulas de esopo.
Outros escritores fabulosos foram os irmãos Grimm que revelaram a encantadora história de Rapunzel e também a deliciosa João e Maria contada e recontada em todos os berços e infância de crianças curiosas e assustadas com cada linha lida.
Eles também produziram a famosa, notável história da menininha que leva pela floresta doces para vovozinha chapeuzinho vermelho, que hoje já existe em outras versões como deu a louca na chapeuzinho que você pode assistir em DVD e deu a louca na chapeuzinho 2, uma história hilária que dinamiza de uma forma mais atual a notória saga da menina corajosa e destemida.
No Brasil foi nosso valoroso Monteiro Lobato que se preocupou em expandir a literatura infantil criando a coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, lido, assistido, cantado e refletido no mundo todo, por sua grande capacidade de envolver as crianças com suas história fantasiosas e que falam uma linguagem de fácil acesso às crianças. Enfatizando Memórias da Emília, a boneca de pano que sempre se mete em confusão e ao mesmo tempo procura ajudar a todos com sua esperteza e tagarelice, deliciam os pequenos, que se prendem na leitura e na série.
Na verdade a literatura infantil tem uma lista imensa de histórias para serem desvendadas pelas crianças, não esquecendo das Fábulas Brasileiras, que merecem destaque, por serem histórias que surgiram no meio do povo brasileiro.
Assim fica muito fácil inserir o nosso educando do mundo encantado da fantasia e deixá-lo sonhar com os contos de fadas e com as fábulas que povoam desde muito tempo os contexto infantil.
Ler é viajar pelo imaginável e também o inimaginável.
PROFESSORAS: Rosana Maria de Oliveira, Cristiane Bona Bueno e Eliane.
Atividade 4.3-Texto de Silvio P. Costa ”Mídia-Educação no Contexto Escolar
Hoje nos
expressamos e nos comunicamos com novas técnicas que modificam o ser
humano.Mediante a tantas inovações precisamos escolher quais nos ajudarão e
quais nos levarão ao precipício. Atualmente temos a obrigação de ler os vários
tipos de texto colocados pela mídia,sejam eles sonoros e escritos. A
escola precisa cada vez mais inserir as novas tecnologias em seu currículo, os
jovens precisam aprender e também escrever através dos maios de comunicação de
seu tempo.Nas escolas há computadores,
máquinas fotográficas, jornais,revistas, gibis, acesso a internet e até filmadoras;
mas não há formação suficiente das professoras muitas delas nasceram em um mundo sem muitas
das mídias disponíveis hoje.O caminho para construção do simples uso para
chegar a um uso reflexivo e também expressivo está se aprimorando a cada Ano
que passa.
A escola precisa cada vez
mais inserir as novas tecnologias em seu currículo para que as crianças estejam
cada vez mais estimuladas a aprender ,através de meios que fazem parte do seu
dia a dia.
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